Buscar

A Educação dos Bilionários: 3 pilares essenciais para o sucesso

A Educação dos Bilionários: 3 pilares essenciais para o sucesso

Ricardo Geromel é fundador do San Francisco Deltas e sócio da StartSe
“É assustador pensar em nosso sistema de ensino como algo um pouco melhor do que uma linha de montagem onde o único objetivo é a produção de diplomas.”
“A educação formal vai fazer você ganhar a vida; auto-educação vai fazer você ganhar uma fortuna.”  Jim Rohn
 Uma das minhas principais surpresas quando comecei a cobrir (investigar, ler, escrever, descobrir e revelar) bilionários para a Forbes em 2011 foi perceber que a maioria deles não eram pessoas com riqueza intelectual ou cultural (a outra grande surpresa foi aprender que fracasso não é o oposto de sucesso, mas sim os degraus que os bilionários sobem para chegar ao sucesso). Ficou claro para mim que ter diploma não é sinônimo de ter educação. Ser aluno nas universidades de mais renome não significa necessariamente que você receberá a melhor formação. Como disse Mark Twain, “Eu nunca deixei a escola interferir com minha educação.” Mais importante do que ter diploma é ter conhecimento. De fato, há mais bilionários sem diplomas universitários do que bilionários com PhD (doutorado). George Lucas, o cineasta que ganhou bilhões e escreveu o nome na história com sucessos como Indiana Jones e Star Wars (Guerra nas Estrelas), disse: 
“É assustador pensar em nosso sistema de ensino como algo um pouco melhor do que uma linha de montagem onde o único objetivo é a produção de diplomas.”
Peter Thiel, bilionário nascido na Alemanha e co-fundador junto com Elon Musk do sistema de pagamentos eletrônicos Paypal, é outro bilionário que é contra o arcaico sistema de educação tradicional, que tem sido praticamente o mesmo já faz mais de 100 anos. Thiel acredita que o custo/benefício de ser aluno nas mais conceituadas universidades dos EUA não vale a pena. Harvard custa aproximadamente $50 mil por ano, sem contar os custos de moradia, alimentação, viagens, etc. Além disso, Thiel acredita que universidades não são a melhor plataforma para espalhar conhecimento e que precisamos de outra maneira além do diploma para reconhecer jovens talentos. Todos os anos Thiel distribui $2 milhões entre 20 jovens para que eles abandonem a faculdade. Cada um recebe $100 mil dólares para se transformar em empreendedor, focando em transformar um projeto em negócios viáveis e aprendendo na escola da vida, errando e fazendo, não só estudando. Para concorrer a estas bolsas, jovens de até 20 anos devem apresentar um plano ambicioso com o objetivo de “mudar o mundo” – aplicações são abertas para brasileiros também.
Os gregos diziam que se você perseguir a deusa da Riqueza ela vai te esnobar e fugir. Porém, se cortejar a deusa da Sabedoria e correr atrás dela com o vigor com que um faminto vai atrás de um prato de comida, a deusa da Sabedoria irá, pouco a pouco, se aproximar de ti. Quanto mais você se aproximar da Deusa da Sabedoria, mais atrativo você será para a Deusa da Riqueza, que começará a vir atrás de você. Segue a receita mais indicada para conquistar a deusa da Riqueza: primeiro dedique-se em conquistar a deusa da Sabedoria. Imagine que delícia será o “menage à trois” entre você e essas duas deusas!
O caminho para o sucesso estrondoso passa necessariamente pela educação, mas não pela educação formal, mas sim pelo domínio de três pilares essenciais para ser extraordinário.
Para ser extraordinário, um empreendedor de sucesso precisa dominar três pilares essenciais:
1) Interno
Antes de ser CEO, líder de uma empresa, você primeiro tem que ser líder, CEO de você mesmo. Voce controla suas emoções ou tuas emoções te controlam?
Se você não lidera a você mesmo, como vai liderar outros?
O mestre dos mestres e maior especialista do mundo em gestão da emoção, o doutor Augusto Cury vai dar estratégias concretas, práticas, aplicáveis. Para mudar os teus paradigmas internos!
Este pilar será ensinado por Augusto Cury, que criou suas próprias teorias de como são formados os pensamentos. Mas em um país onde não se valoriza cientistas, resolveu propagar suas ideias através de livros. Resultado: mais de 30 milhões de livros vendidos só no Brasil. Ele é uma referencia mundial na área de formação de pensamentos e gestão de emoção. 
2) Externo
Uma mente saudável, com paradigmas ultrapassados, não prospera!
É essencial entender os paradigmas dessa nova economia! Já ouviu a frase “Software vai devorar o mundo” do bilionário Marc Andreensen? Aqui no Vale é normal eu escutar que no futuro próximo todas as empresas, todos os setores serão de alta tecnologia! O que aconteceu nos últimos 30 anos, ou até nos últimos 10, vai mudar radicalmente nos próximos 3 a 5 anos. O que te trouxe até aqui não vai te manter de pé. Isso abre oportunidades para quem quer criar soluções e ameaças para quem não quer aprender o novo.
Seu professor sobre esta parte externa será Mauricio Benvenutti! No Vale, capital mundial de inovação, aonde o futuro realmente chega mais cedo, conheci Mauricio Benvenutti, ex-sócio da XP Investimentos, que foi vendida para o Itau por mais de US$ 4 bilhões. Ele vendeu sua participação e mudou-se para cá. Mau é um Futurista. Ama e é especialista no futuro. Escreveu um livro sobre o que aprendeu no Vale, Incansáveis, que já esta na sexta edição e é um dos livros mais vendidos de negócios do Brasil.
3) Subir nos ombros de gigantes
Depois de ficar fluente no interno e no externo, como fazer para começar? Não é necessário reinventar a roda e começar tudo do zero! É melhor subir nos ombros de gigantes e pegar best practices, dicas práticas, para serem aplicadas já no teu dia-a-dia! Eu cubro bilionários desde 2011 para a Forbes e vou trazer estudos de caso concretos de quem faz acontecer a nova economia e te dar ferramentas práticas para você aplicar no seu dia-a-dia.
Recomendo de coração clicar aqui e aprender um pouco mais sobre isso tudo. Me disseram que “Voce é a média das 5 pessoas com as quais você passa mais tempo!” Venha passar um tempo conosco!
fonte:https://conteudo.startse.com.br/empreendedores/ricardo-geromel/educacao-dos-bilionarios-3-pilares-essenciais-para-o-sucesso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas