Buscar

Saúde fará intensificação de vacina de Febre Amarela de 11 a 24 de Fevereir

7 de fevereiro de 2017  Saúde

Saúde fará intensificação de vacina de Febre Amarela de 11 a 24 de Fevereiro
Devido os recorrentes casos suspeitos e confirmados de Febre Amarela nos estados de MG, SP, MT e ES, sendo que em Marília um caso suspeito, acontece de 11 a 24 de fevereiro uma Intensificação da Vacina Febre Amarela nas Unidades de Saúde. A ação promovida pela Secretaria de Saúde vai ocorrer em todas as unidades do município e distritos das 7h às 17h.
“Esta Intensificação consiste em contemplar a população ainda não vacinada ou com esquema incompleto com a vacina da Febre Amarela através de ações de busca ativa e divulgação no seu território, principalmente nas áreas rurais e perirurais”, disse Renata Rodrigues Plácido dos Santos, responsável pelo Programa Municipal de Imunização.
Durante todo o período de Intensificação, dois sábados, sendo os dias 11 e 18, os postos ficarão abertos das 07h às 13h. “Apesar de a vacina estar disponível em qualquer momento do ano em todos os nossos postos, precisamos fazer essa intensificação e alertar a população da importância da imunização”, disse Kátia Ferraz Santana, secretaria da Saúde.

Recomendações
A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses, idosos acima dos 60, gestantes, mulheres que amamentam, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que a vacina contra a febre amarela seja tomada duas vezes. Para crianças, uma dose aos 9 meses e outra, aos 4 anos. Para adultos, o intervalo entre as duas doses deve ser de 10 anos. Para quem tem viagem marcada ao exterior, vale a regra da Organização Mundial da Saúde, que mudou há pouco tempo e agora só exige uma única dose pela vida toda.

A Doença
A febre amarela é uma doença infecciosa grave que pode ser transmitida pela picada de dois tipos de mosquitos, o Aedes Aegypti, ou o Haemagocus Sabethes. Essa doença causa sintomas como dor abdominal, dor de cabeça e febre e deve ser tratada de forma a aliviar os sintomas. Existem dois tipos de Febre Amarela:
Silvestre: É transmitida pela picada do mosquito Haemagogus Sabethes, que pica o macaco Gibão, que frequentemente possui o vírus circulante no sangue, e depois pica o homem;
Urbana: É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, mas não há casos registrados no Brasil desde 1940.
Febre Amarela

Fotos: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

NOTÍCIAS

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS