Buscar

ÔNIBUS ONLINE - MARÍLIA

A partir desta terça-feira (03) os passageiros de ônibus coletivos de Marília podem acompanhar em tempo real a posição dos veículos no itinerário da linha, e quanto tempo eles vão demorar para chegar até os pontos de parada desejado. A AMTU vai disponibilizar em seu site essa possibilidade pelo serviço “Seu Ônibus On Line”. Uma ferramenta a mais para ajudar o passageiro a se programar. O site já oferecia um sistema de busca com horários e itinerários de todas as linhas e agora vai mostrar na tela onde o veículo está trafegando.

É possível saber o trajeto das linhas, horários, pontos de referência e a previsão de quando o ônibus deve passar em algum trecho do itinerário, além dos prefixos dos veículos em operação. 
O serviço pode ser acessado pelo passageiro por computador, tablet ou celular, inclusive com a versão móbile, pelo endereço amtumarilia.com.br.
O lançamento do novo sistema de busca on line em tempo real e com monitoramento por GPS utiliza o sistema ITS Informativo, desenvolvido pela empresa Transdata Smart, fornecedora de soluções tecnológicas à Associação Mariliense de Transporte Urbano (AMTU). O sistema permite acompanhar a circulação dos ônibus, em tempo real nos mapas da cidade, pelo computador, tablet ou smartphone.

Segundo o diretor da AMTU, Alexandre Santiago, o sistema utiliza as coordenadas enviadas pelos equipamentos GPS instalados em todos os ônibus da frota das concessionárias Grande Marília E Sorriso de Marília. “As informações dos veículos são transmitidas via internet 3G ao Centro de Controle Operacional, e cruzadas com os dados cadastrados no sistema – como pontos de ônibus e itinerários – e fornecidos pela gerenciadora do transporte, a Empresa Municipal do Desenvolvimento Urbano de Marília (Emdurb).

O lançamento do novo serviço de auxílio ao passageiro faz parte do projeto de modernização do sistema de transporte urbano do município, em implantação pela Prefeitura. A proposta começou com a licitação de novas empresas, início das operações em 2013, renovação de toda a frota (somente veículos novos), acessibilidade plena (100% dos veículos adaptados), atualização e ampliação da cobertura através de itinerários mais inteligentes, treinamento e requalificação dos motoristas (cursos constantes), registro e reforço da segurança dos passageiros com o monitoramento por vídeo dos veículos e, agora, o monitoramento em tempo real do tempo de espera em cada ponto de parada na cidade.

Segundo o prefeito de Marília, Vinícius Camarinha, o transporte coletivo da cidade melhora a cada dia e este novo serviço deve revolucionar a forma com que se utiliza os ônibus na cidade.
Hoje o mariliense tem veículos novos, tem itinerários mais adequados, é melhor atendido pelos profissionais, tem melhor segurança por causa das câmeras e agora não vai mais ficar esperando sem necessidade nos pontos. Pode se programar, ver que horas chega o veículo no local desejado. A instalação destas mudanças chegou a gerar dúvidas e criticas no começo mas todos já perceberam como o transporte hoje é melhor do que no passado.”

Os dados são processados, tornando-se informações que os usuários podem acessar no mapa de suas linhas. É possível saber qual o tempo previsto para chegada de um coletivo ao ponto de parada, ou em qual trecho do itinerário o ônibus está em cada momento. Eventuais variações na posição do coletivo, decorrentes de trafegar por ‘zona de sombra’ conforme previsto pelas operadoras do serviço de dados de internet, são automaticamente atualizadas, tão logo superada a situação.

O sistema pode ser acessado pelo link hospedado no site amtumarilia.com.br.


aqui:http://00174.transdatasmart.com.br:17401/ITSInformativo
http://00174.transdatasmart.com.br:17401/ITSInformativo/Home/Index

Blogs

Postagens mais visitadas

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS