Pesquisar este blog

Buscar

PROCURA DE EMPREGOS

Postado em 22/06/2016 às 16:43

Procura por emprego chega a atingir 10 candidatos por vaga em Marília

Agências de emprego orientam candidatos a dar maior atenção às oportunidades pontuais que surgem neste momento de retomada econômica

Categoria: Economia

Procura por emprego atinge 11,2% dos brasileiros, gerando grande concorrência na hora da seleção para a vaga. Oportunidade na indústria atraiu 800 candidatos no mês passado - Arquivo
Procura por emprego atinge 11,2% dos brasileiros, gerando grande concorrência na hora da seleção para a vaga. Oportunidade na indústria atraiu 800 candidatos no mês passado - Arquivo
MARCELO MORIYAMA
Na próxima semana começam a trabalhar 80 novos empregados no setor de produção de uma grande indústria de alimentos de Marília, selecionados nos últimos 30 dias pela agência de empregos RH Pottencial. Quem conquistou a vaga, entretanto, enfrentou uma dura disputa entre 800 candidatos (média de 10 candidatos por vaga) aptos à vaga que participaram da seleção. A convocação dos candidatos foi notícia na mídia regional no final do mês de maio por ter formado filas em torno de todo o quarteirão da agência, entre as ruas 24 de Dezembro e Sete de Setembro.
O fenômeno, semelhante ao que está ocorrendo agora com a seleção de empregados para as 400 vagas abertas na segunda unidade do Supermercado Confiança, ilustra o atual momento de recessão econômica e reflexo na redução de oportunidades de emprego.
Segundo a última pesquisa do IBGE, divulgado no final de maio, 11,2% dos brasileiros estão à procura de trabalho. Esta taxa, um recorde na medição iniciada em 2012 pelo IBGE, é a média dos meses de fevereiro, março e abril. No total, o Brasil tem agora 11,4 milhões de desempregados.
Para a diretora da agência Marília RH, Sandra Benetti, o surgimento de oportunidades inesperadas de emprego em grande escala, como na indústria e no supermercado, devem começar a surgir com maior frequência neste segundo semestre.
“A oferta de emprego nunca para, o que reduziu e praticamente parou foi a oferta de vagas novas no mercado, mas isso começou a mudar de um mês para cá, o que indica uma retomada lenta, mas gradativa do investimento dos empresários na ampliação de seus recursos humanos”, declarou ela.
Uma tendência que chega com oferta de empregos diferenciados (melhores salários e maior exigência de experiência e formação. “Começaram a surgir vagas com melhores salários também.”
Na agência Marília RH, nesta semana, por exemplo, estão selecionando candidatos para farmacêutico, supervisor de vendas, gerente de vendas com experiência na área de tintas, caixa de banco, vendedor interno com experiência no setor elétrico, vendedor com experiência no setor de cartão de crédito, frentista e várias do setor administrativo. “São vagas destinadas a ampliação de pessoal e não reposição de ex-funcionários.”
A consultora da RH Pottencial, Priscila Mattar Rodrigues, nesta época grande concorrência, toda atitude positiva contribui para ajudar a ser escolhido entre os candidatos.
“É muito candidato bom para pouca vaga disponível, por isso, muitos perdem oportunidade por não preparar um currículo correto, que enfatize de imediato e de forma reduzido tudo o que se sabe fazer, bem como onde trabalhou, por quanto tempo e o contato para consulta, bem como, é claro, ficar atento às oportunidades que surgem, a todo o momento. Ler classificados de jornal e bater perna para entregar currículo é essencial.”

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS