Pesquisar este blog

Buscar

O Governo alemão convidou três editores independentes do Brasil para a Feira de Frankfurt

EDITORAS INDEPENDENTES DO BRASIL SÃO CONVIDADAS DO
GOVERNO ALEMÃO PARA A FEIRA DO LIVRO DE FRANKFURT


O Governo alemão convidou três editores independentes do Brasil para a Feira de Frankfurt, maior feira do livro do mundo, que acontece de 14 a 18 de outubro. Raquel Menezes, da Oficina de Raquel, Cide Piquet, da Editora 34, e William Oliveira, da Apicuri, são os profissionais brasileiros que estarão em Frankfurt para conhecer de perto o mercado internacional do livro e a atuação de independentes de todo o mundo.

No início deste ano, o presidente da Feira do Livro de Frankfurt, Juergen Boos, fez parte de uma comitiva do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha que esteve na América Latina. Durante essa visita, o governo alemão anunciou que iria convidar profissionais brasileiros que atuam na cadeia produtiva do livro para irem, por conta do governo alemão, à edição deste ano da feira.

Para Raquel Menezes, que também é presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre), o convite às editoras independentes mostra a força que este segmento está adquirindo no mundo, mesmo com as dificuldades que enfrenta. Na Alemanha, as independentes, cerca de mil empresas em todo o país, são responsáveis pela diversidade no mercado editorial e reconhecidas pela atuação em favor da cultura literária alemã.

“É muito relevante para a cadeia do livro do Brasil os editores independentes serem os convidados para estarem em Frankfurt. É um sinal de reconhecimento ao trabalho que estamos realizando. Muitos países da Europa valorizam a cultura local e a bibliodiversidade, a diversidade cultural aplicada ao livro. São discussões que estão muito avançadas por lá”, explica.

Os editores independentes avaliam que hoje, para além dos best-sellers, o leitor já está procurando diversidade — de editoras, gêneros, títulos, conteúdos, escritores e ilustradores. As independentes são empresas nacionais que não estão ligadas a grandes grupos editorais ou de outros segmentos e que, por isso, atuam com total autonomia editorial.

“Somos comprometidos com a qualidade do livro e com a edição de novos e importantes autores nacionais e internacionais, construindo catálogos ricos e diversos. No entanto, sabemos que para termos as mesmas oportunidades de distribuição, promoção e colocação dos livros nas grandes redes de livrarias que os conglomerados editoriais, é preciso um trabalho com muito empenho dos departamentos comerciais”, afirma Cide Piquet.

Além dos três editores, também irão à Feira de Frankfurt como convidados do governo alemão os tradutores Luis Krausz e Kristina Michahelles e os autores Noemi Jaffe, Fernando Bonassi e Ricardo Lisias.



Geo Comunicação
21 2214.5221
Geisa Souto – 21 99943.5159

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS