Pesquisar este blog

Buscar

Alta da inflação leva empresas a demitir funcionários

Alta da inflação leva empresas a demitir funcionários

Inflação vem subindo há muito tempo e a economia vai diminuindo o ritmo. 
Desempregados tentam cortar gastos para enfrentar momento de crise.

Diego HaidarRio de Janeiro, RJ
A inflação vem subindo já há muito tempo e a economia vai diminuindo o ritmo. Uma das consequências desse ciclo é que as empresas demitem funcionários.
A palavra crise nunca teve tanto significado para a desempregada Michele Alves Bernardo como agora. Depois de dez anos como engenheira de produção é a primeira vez que ela fica desempregada.
“Até a crise passar. Se Deus quiser, porque sem engenharia eu fico sem. Eu sinto falta de trabalhar na minha área. Você acordar segunda-feira olhar pro lado e falar: "e agora?".
A empresa de Michele fez o que muitas outras empresas estão fazendo nesse momento: cortou funcionários. Com o desemprego em alta e inflação, o brasileiro também fez cortes nos gastos.
Na casa da Michele, a empregada de todo dia foi substituída pela diarista uma vez por semana e o celular virou pré-pago. Ela ainda teve que tirar o filho do período integral na escola e pôs o carro à venda.  O veículo vai ser trocado por um modelo popular.
Sem emprego e com os preços subindo, a Michele também teve que mudar outro hábito. Agora quando ela sai de casa deixa o carro na garagem para não gastar com combustível, estacionamento, manutenção. A Michele agora depende do transporte público.
“A gente acaba perdendo em conforto e tudo mais. É uma adaptação, é uma readaptação”, fala.
Se tem inflação, significa que o poder de compra do nosso dinheiro diminuiu. Se esse poder é menor,  o consumo também diminui e a produção também cai. Empresas e indústrias precisam de menos funcionários. Resultado? Mais demissões e é por esse e outros motivos que a roda da economia brasileira gira assim nesse momento.
“Eu preciso estar preparada para o que pode acontecer aí nos próximos meses, até porque vem dezembro, janeiro, fevereiro que são períodos normalmente mais difíceis pra pessoas, então a preparação tem que ser agora”, diz  a professora de finanças da FGV, Myriam Lund.
Michele só quer voltar a ter uma certeza: a de ir para o trabalho todo dia. “Nesse momento a gente não tem a opção da escolha, a gente só tem a opção de aceitar o que aparecer, a oportunidade que primeiro acontecer é o que vai”
Fonte:http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/10/alta-da-inflacao-leva-empresas-demitir-funcionarios.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=jh

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS