Pesquisar este blog

Buscar

Falta de médicos e de medicamentos no posto de saúde do bairro Aniz Brada,

Posto de Saúde do bairro Aniz Brada, em Marília,  não tem médico fixo. (Foto: Reprodução/TV TEM)


A falta de médicos e de medicamentos no posto de saúde do bairro Aniz Brada, em Marília (SP), tem gerado revolta nos moradores da cidade. Além disso, diversos pombos que ficam no telhado da unidade também têm incomodado a população pela possibilidade de causar doenças.
De acordo com a aposentada Cícera Benedita Tavares, ela não consegue ser atendida por um médico.  “Não para médico aqui e não explicam o motivo pelo qual o médico vai embora. A gente faz tratamento e o médico não está mais. Nem remédios o posto tem”, ressalta.
Usando uma câmera escondida, um produtor da TV TEM conversou com uma funcionária do posto de saúde. Segundo ela, o médico atende uma vez por semana na unidade e está difícil agendar consulta.  Além disso, a atendente afirma que não há médico fixo e que, se a pessoa estiver precisando no momento, o posto oferece encaminhamento para o pronto-atendimento.
Pombos podem transmitir doenças (Foto: Reprodução / TV TEM)Pombos podem transmitir doenças
(Foto: Reprodução / TV TEM)
Os pombos também têm incomodado os pacientes do posto de saúde. Eles tomaram conta do telhado e fazem sujeira no local. As aves podem espalhar doenças, como a toxoplasmose. “É perigoso e pode trazer doenças para nós que estamos aqui”, afirma Célia Alves Vilas Boas da Silva.
Em nota, a Secretaria da Saúde de Marília informou que não faltam médicos há mais de 60 dias na unidade e esclarece que a permanência do profissional no SUS é um problema nacional e que em Marília não é diferente.
Nas unidades, onde não há um profissional fixo, foi programado um sistema de cobertura: dois dias da semana fica um médico na unidade para atender as prioridades, gestantes, crianças e idosos. Além disso, quando o profissional não está, a unidade é referenciada pelos prontos-atendimentos.
Em relação aos medicamentos, a Secretaria informou que há falta pontual de três remédios e que ocorre por atraso na entrega de fornecedores. Nos próximos dias, o abastecimento deverá ser normalizado.
Quanto à infestação de pombos, a Secretaria já encaminhou uma equipe para verificar a situação e tomar as providências necessárias.

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS