Buscar

Prefeito Vinicius assina regularização de 119 lotes do Distrito de Lácio

Prefeito Vinicius assina regularização de 119 lotes do Distrito de Lácio

Prefeito Vinicius assina regularização de 119 lotes do Distrito de Lácio
Benefício era esperado há 24 anos e marcará apoio da administração ao setor industrial da cidade

Com a presença de autoridades e empresários, o prefeito Vinicius Camarinha assinou nesta quinta-feira (27), o termo de regularização de 119 escrituras do distrito industrial de Lácio. Documento que estabelece a propriedade dos lotes e que era esperado por muitos há 24 anos.
Representando o Legislativo, participaram da solenidade os vereadores Luiz Eduardo Nardi (presidente), Herval Rosa Seabra, José Expedito Carolino (Capacete), José Bassiga e Cícero do Ceasa.
“Desde o início da implantação do distrito, nunca houve uma preocupação em regularizar os lotes, respeitando as regras que eram previstas no projeto original, como a destinação de uma área verde de preservação ambiental. Para que tudo desse certo e para a liberação da licença da Cetesb, tivemos que destinar uma outra área no município como de preservação ambiental, ou seja, foi realizada uma substituição, já que no distrito industrial de Lácio não seria mais possível separar um lote para esse fim”, revelou o presidente da autarquia.
“Esse ato é importante afinal resgata uma situação irregular vivida por famílias e empresários. O benefício veio em boa hora e será fundamental para investimentos e melhorias que acontecerão no distrito, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Marília”, destacou o presidente da Câmara, Luiz Eduardo Nardi.
O gerente regional da Cetesb, Paulo Wilson Pires de Camargo, e o presidente  da ACIM, Libânio Nunes de Oliveira, também acompanharam o evento.
Cleber Alonso destacou ainda que o maior ganho para os proprietários é a possibilidade de negócio dando a área como garantia comercial. “Os empresários nos procuravam reclamando que gostariam de investir, expandir suas empresas buscando recursos junto aos bancos ou ao governo federal, através do BNDES, mas para isso precisavam da escritura, já que qualquer banco para liberar um financiamento pede uma garantia, muitas vezes a área da empresa em expansão e agora isso será possível. Marília ganhará e muito com os investimentos comerciais que serão possíveis com a regularização, esperamos, inclusive, a geração de mais empregos. Ao serem informados da conquista, os empresários comemoraram, já que existia no município uma informação de que aquela área jamais seria regularizada, mas o prefeito tomou à frente, demonstrou que, na verdade, o que existia era falta de vontade de regularizar os lotes e trouxe esse benefício que marcará de maneira positiva a atual administração. A escritura mãe já está registrada em cartório e os empresários receberam a autorização para a transferência do documento para seus nomes e em definitivo”, destacou
Cleber Pinha Alonso revelou também que em breve a Prefeitura anunciará a regularização de outras áreas no município. “Temos alguns loteamentos de interesse social, como no Parque dos Ipês que já está sendo feito o mesmo trabalho, a regularização das escrituras. O sonho da casa própria só é concretizado com todos os documentos em ordem’.
A regularização era um compromisso do atual governo junto aos empresários da cidade.
“É um acontecimento importante para a cidade, estamos quebrando esse tabu e através de uma força tarefa organizamos a documentação e estou assinando a liberação das escrituras. Estamos organizando a cidade como um todo, buscando formas de desenvolvimento econômico, geração de empregos. Ao assumirmos, solicitei ao presidente da Emdurb um estudo das condições dos distritos industriais e era inadmissível concordar com a falta de organização encontradaem Lácio. Amedida vai beneficiar proprietários de 69 lotes residenciais e 50 comerciais. Muitos lotes já estão com imóveis construídos e agora poderão receber melhorias. Todos estão saindo daqui com os lotes regularizados”, revelou o prefeito Vinicius.
O chefe do Executivo destacou que a preocupação com o crescimento industrial de Marília tem sido uma prioridade no atual governo. “Há pouco mais de 20 dias, inauguramos a nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, um local amplo e que poderá receber bem os novos investidores e ainda no mesmo dia, anunciamos a chegada de uma indústria de eletroeletrônica, a RCG, que produzirá lâmpadas de LED, gerando mais de 350 empregos na cidade, num investimento de R$ 20 milhões e há tempos não tínhamos notícias boas no setor produtivo, mas hoje é uma nova realidade”, completou Vinicius.
Valorização do Distrito de Lácio – É importante destacar que muitos investimentos estão previstos para o distrito de Lácio, além da regularização dos lotes, a região, em breve, vai poder contar com conquistas educacionais: o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), com capacidade para beneficiar 1.200 alunos, cuja área para instalação já foi doada pela Prefeitura; bem como a construção do prédio próprio da FATEC (Centro Paula Souza) e ETEC (Escola Técnica) ‘Antônio Devisate’ que possibilitará a ampliação dos cursos e maior qualificação da mão de obra mariliense.

Beneficiados e autoridades destacaram importância da regularização do distrito de Lácio

Representando os beneficiados industriais, o empresário Celso Eduardo Moreira agradeceu o empenho do prefeito Vinicius para a regularização dos lotes. “Houve vontade política e quando há as coisas andam, acontecem favoravelmente. Todos nós estávamos esperando esse momento para continuarmos investindo e acreditando no potencial da cidade”.
Morador há 10 anos no distrito, o aposentado Moisés Machado disse que a família tinha medo de perder a casa construída num lote até então irregular. “Agradeço a Deus e ao prefeito por ter esse sonho realizado. Moro em Lácio há 10 anos e nunca consegui terminar a casa pela dificuldade de conseguir um empréstimo no banco, agora estou otimista e buscarei recursos para melhorar meu imóvel”, revelou Machado.
“É uma quebra de tabu e, sobretudo, uma demonstração de respeito com a população. Sou da indústria e posso afirmar que hoje é um marco para a administração do prefeito Vinicius Camarinha”, revelou o diretor regional da Fiesp/Ciesp, Flávio Peres.
A segurança jurídica na obtenção de recursos para as famílias e os empresários foi o tema do discurso do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cássio Luiz Pinto Júnior. “Não existe propriedade de fato sem escritura e agora os 119 lotes de Lácio estão dentro da lei. Parabenizo o prefeito pelo empenho e tenho certeza que esse ato será fundamental na geração de novos postos de trabalho na cidade”, concluiu.


Arquivo do blog

NOTÍCIAS

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS