Buscar

Vulcão entra em erupção e coloca Chile em alerta

Edição do dia 23/04/2015
23/04/2015 13h55 - Atualizado em 23/04/2015 13h55

Vulcão entra em erupção e coloca Chile em alerta

O vulcão Cabulco está a mil quilômetros de Santiago, capital do país. 
População está apreensiva.

Deliz OrtizBuenos Aires, Argentina
O vulcão Calbuco, um dos mais perigosos do Chile, entrou em erupção por volta das 18h desta quarta (22). O governo chileno decretou estado de exceção no sul do país, em um raio de 20 km. Mais de 70 mil pessoas foram retiradas das áreas de risco.
O vulcão não entrava em erupção desde 1972 e sequer estava sob observação, por isso pegou todo mundo de surpresa. O Cabulco fica a mil quilômetros da capital Santiago , na província de Llanquihue, região dos lagos, no sul do Chile, entre Puerto Montt e Puerto Varas.
O serviço nacional de mineração e geologia do Chile logo emitiu alerta vermelho para a turística região dos lagos. Calbuco tem mais de dois mil metros de altura e sua fúria provoca admiração e pavor. A nuvem de cinzas provocada pelo vulcão foi, principalmente, em direção à Argentina. Bariloche  é a cidade mais atingida. Não está descartada a possibilidade de que as cinzas cheguem até a Buenos Aires.
O Jornal Hoje conseguiu falar por telefone com o brasileiro Caio Ambrósio, que está na cidade de Castro, a 100 km do vulcão. Apesar da distância, o clima é de medo. E não era para menos, uma coluna gigante em forma de cogumelo, com descargas elétricas, podia ser vista de muito longe.
Mais de cinco mil pessoas que vivem em um raio de 20 km do vulcão tiveram que deixar suas casas. Um alpinista está desaparecido. Pelo menos 10 voos para a região dos lagos foram cancelados.
A presidente Michelle Bachelet  foi ver de perto o problema. Ela alertou que as lavas do vulcão deverão provocar derretimento de gelo e consequente subida dos rios. Na madrugada, foram registradas mais explosões.

O Chile tem 91 vulcões ativos e o Calbuco é considerado o terceiro mais perigoso.
Fonte:http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/04/vulcao-entra-em-erupcao-e-coloca-chile-em-alerta.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=jh

Arquivo do blog

NOTÍCIAS

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS