Buscar

Professores e servidores da educação no Distrito Federal paralisaram as atividades nesta segunda-feira (8) em protesto contra o atraso nos salários de novembro.

Professores e servidores da educação no Distrito Federal paralisaram as atividades nesta segunda-feira (8) em protesto contra o atraso nos salários de novembro. Segundo o sindicato da categoria, o protesto atinge todas as funções (professores, orientadores, vigias, secretários), mas não há como precisar o tamanho da adesão.
A diretora do sindicato, Rosilene Corrêa, afirma que todas as escolas do DF foram atingidas, parcial ou totalmente. O Centro Educacional 1, no Guará 2, dispensou 1,2 mil alunos nesta segunda (8) devido à ausência dos profissonais. "Salário é algo que é previsível, portanto, nada justifica nem um dia de atraso no crédito do pagamento do trabalhador", afirma.
O GDF reconhece que há dificuldades no caixa, mas diz que o pagamento será efetuado até esta terça-feira (9). O secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda, diz que o problema está na arrecadação dos impostos, que ficou abaixo do esperado.
O diretor de imprensa do Sindicato dos Professores, Claudio Antunes, explica que as aulas vão até o dia 22 de dezembro e, caso as paralisações continuem, a reposição pode acontecer depois do Natal. "Como o calendário já está apertado, quanto mais atrasar, pior fica. Não dá pra entregar as notas antes do Natal, para os alunos que precisam disso para se matricular em faculdade", afirma."Os estados arrecadaram menos, portanto têm menos receita. O GDF, com todas as dificuldades, vai cumprir o pagamento dos servidores públicos em dia. Vamos arcar com tudo isso", afirmou, referindo-se aos pagamentos agendados para o dia 20 de dezembro, que incluem uma parcela do 13º. Segundo ele, os salários atrasados na educação e na saúde somam R$ 700 milhões.
Segundo o GDF, o dinheiro deve cair nas contas dos servidores até a manhã desta terça (9). Se o depósito não se confirmar, uma nova manifestação deve acontecer em frente ao Palácio do Buriti, no Eixo Monumental.
fonte: G1

Blogs

Postagens mais visitadas

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS