Buscar

SALÃO DO LIVRO DE GUARULHOS REALIZA PRIMEIRA EDIÇÃO INTERNACIONAL (de 12 a 21 de setembro)

SALÃO DO LIVRO DE GUARULHOS REALIZA

PRIMEIRA EDIÇÃO INTERNACIONAL


Com o tema ‘Soy loco por ti América’, evento que acontece de 12 a 21 de setembro terá expoentes da literatura brasileira e de outros países da América Latina. Programação para todas as idades e descontos de até 50% nos livros

 

 

Exibindo Público_Salão do Livro de Guarulhos.jpgA 4ª edição do Salão do Livro de Guarulhos será aberta no próximo dia 12 e irá até 21 de setembro, no Ginásio Paschoal Thomeu, em Guarulhos. Com a participação de escritores de diversos países latino-americanos, homenagem ao Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, vasta e qualificada programação, presença de 70 editoras que oferecerão descontos de até 50% nos livros e parceria com a Liga Brasileira de Editoras (Libre), a feira se consolida entre os principais eventos literários do Estado de São Paulo. O público esperado é de 300 mil pessoas.

 

Este ano o Salão do Livro de Guarulhos ganha sua primeira edição internacional. Sob o tema ‘Soy loco por ti América’ estarão reunidos autores brasileiros e de diversos outros países da América Latina, entre os quais, os consagrados Antonio Skármeta (chileno, autor de ‘O Carteiro e o Poeta’), Mário Bellatin (mexicano, ficcionista, celebrado por sua escrita direta), Mempo Giardinelli (uruguaio, traduzido em 25 idiomas) e Teresa Cárdenas (cubana, poetisa e autora de livros juvenis). Os ensaístas estrangeiros que estarão no Salão são Beatriz Sarlo (argentina, maior expoente da crítica literária latino-americana) e Darío Henao Restrepo (colombiano).

O Salão do Livro de Guarulhos quer ampliar o olhar do leitor para a produção literária dos países da América Latina. Pelo Brasil participarão, entre outros, os escritores Sérgio Sant’Anna, Ignácio de Loyola Brandão, Marcelino Freire, Luiz Ruffato, Ivana Arruda, Roberto DaMatta, Ana Paula Maia, Alice Ruiz, Luiz Brás, Luís Maffei e Evandro Affonso Ferreira, os dois últimos indicados ao Prêmio Portugal Telecom. Entre os ensaístas, Jorge Schwartz, Beatriz Resende, Joana Monteleone, José Castello e Bernardo Buarque de Holanda.

 

O Salão do Livro de Guarulhos é realizado pela Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Educação. Este ano conta com a parceria da Libre na produção e conteúdo da programação. A Libre é responsável pela ‘Primavera dos Livros’, em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre outros eventos literários. A curadoria da programação literária do Salão do Livro é da escritora e produtora cultural Suzana Vargas.

 

“A literatura da América Latina entra em pauta no Salão do Livro de Guarulhos. A programação foi desenvolvida para oferecer discussões relevantes que deixem legado e que atraiam um público diversificado. Ao planejar as mesas procuramos contemplar autores conhecidos e novos, ainda não traduzidos por aqui. O Brasil conhece muito pouco sobre a literatura dos demais países latino-americanos e vice-versa. Ainda são poucos os autores dos países da América Latina traduzidos no Brasil”, explica Suzana Vargas.

Este ano, o Salão está com uma programação especial para as crianças e os jovens. O público infantil poderá participar de espetáculos de teatro, intervenções circenses, contação de histórias e lançamentos de livros. Os jovens, além de toda a programação das mesas de debates, shows e lançamentos de livros, terá o espaço ‘Sabotage’ que trará expoentes da cultura literária e artística da periferia.

MESAS LITERÁRIAS

Exibindo Leitor infantil_Salão do Livro de Guarulhos.JPGO Salão terá mais de 30 mesas de palestras sobre literatura e outros assuntos contemporâneos. Entre as mesas relacionadas à América Latina estarão: ‘Os sentidos da latinidade na narrativa contemporânea’, ‘Ideologia e Literatura na América Latina’, ‘América-latina: uma realidade de vanguarda’, ‘Poesia cubana e brasileira’, ‘Gabriel Garcia Márquez: o inventor de fábulas’, ‘Um café com Neruda: conversa com verso’ e ‘Três Cronópios e um Cortázar’.

Sobre literatura brasileira: ‘Panorama da Literatura brasileira hoje’, ‘Escrever e ser escritor: como entrar para o mercado profissionalmente?’, ‘Ficções & Confissões: o lugar da autobiografia na invenção’, ‘Periferia: produzindo a poesia oral’, ‘Imagem, auto-imagem e humor. Uma imagem vale mais que mil palavras?‘, ‘Leituras do Golpe: literatura e política’, ‘Temas e problemas da invenção: a literatura tem gênero?’, ‘Jornalismo e Ficção: quem vence quem na guerra da escrita?’, ‘Traduzir sem Trair’ e ‘Ilustradores & Quadrinhos: a literatura desenhada’, entre outras mesas.

Ainda na programação literária, está o espetáculo ‘Signos de Camões em canções’, com o poeta e ficcionista Luis Maffei e a escritora e cantora Mônica Montoni. Trechos de poemas do livro ‘Signos de Camões’, escrito por Maffei sobre a personalidade de cada signo, serão interpretados entre uma música e outra.

MÚSICA

O 4º Salão do Livro de Guarulhos será aberto no dia 12 de setembro, às 20h, com um grande show internacional do cantor e compositor argentino Lisandro Aristimuño, jovem artista argentino considerado uma das grandes revelações da música latino-americana.

Para quem gosta de música tanto quanto de literatura, a 4º edição do Salão do Livro de Guarulhos terá ainda outras atrações musicais de brasileiros e músicos de outros países. A entrada é gratuita. O espaço Gabriel García Márquez tem capacidade para 600 pessoas.


LIBRE

A Liga Brasileira de Editoras (Libre) é a maior rede de editoras independentes do mundo, com 120 editoras associadas. A Libre é a principal porta-voz do conceito de bibliodiversidade no Brasil, a diversidade cultural aplicada ao mundo do livro e das editoras.  A instituição busca a valorização da cultura brasileira e espaços para discutir o livro e a leitura. Desde 2001 a Libre realiza no Rio de Janeiro e em São Paulo a Primavera dos Livros, feira que oferece ao público títulos de qualidade a preços acessíveis.

Serviço

4º SALÃO DO LIVRO DE GUARULHOS
Feira de Livros, mesas-redondas, lançamentos de livros, música e programação infantil
Abertura: 12 de setembro
De 13 a 21 de setembro de 2014
Das 8h30 às 20h30
Ginásio Paschoal Thomeu (Rua João Bernardo Medeiros, 233 - Bom Clima - Guarulhos),
Realização: Prefeitura de Guarulhos em parceria com a Liga Brasileira das Editoras Independentes (Libre)
Entrada gratuíta
Para todas as idades
Descontos de até 50% nos livros
Programação completa: http://salaodolivro.guarulhos.sp.gov.br


Geo Comunicação
21 2214.5221
Geisa Souto – 21 99943.5159
Alexandra Mato – 21 98525.6070

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

NOTÍCIAS

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS