Buscar

Aloysio Nunes (PSDB) vice de Aécio Neves

Atualizado à 12h25

Brasília - O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, anunciou nesta segunda-feira, 30, o nome do senador Aloysio Nunes (PSDB) para compor a chapa na vice.

A escolha do senador ocorre no prazo limite determinado pela Lei Eleitoral e foi baseada na possibilidade de Nunes conquistar votos para a campanha presidencial do PSDB em São Paulo, maior colégio eleitoral do País. O senador paulista tem como legado uma votação histórica nas últimas eleições, quando conquistou 11,1 milhões de votos no Estado.
A indicação passou pelo crivo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Aécio foi o último candidato a definir quem ficaria com a vice. Seus principais adversários, a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-governador Eduardo Campos (PSB), terão na chapa o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e a ex-ministra Marina Silva (PSB), respectivamente.
Além da votação expressiva para o Senado em 2010, Aloysio Nunes carrega em seu currículo atuação como deputado estadual pelo PMDB em duas ocasiões: de 1983 a 1987, quando foi líder do governador Franco Montoro na Assembleia Legislativa e; de 1987 a 1991. Também foi eleito deputado federal pelo PMDB de 1995 a 1999. Já pelo PSDB, teve mandatos de 1999 a 2003 e de 2003 a 2007.
No Executivo, o tucano ocupou entre 1991 a 1994 o cargo de vice-governador de São Paulo, no período em que o Estado foi governado por Luiz Antônio Fleury (PMDB). Na ocasião, ele também comandou a secretaria estadual dos Transportes.
Na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Aloysio Nunes atuou como ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República de 1999 a 2001 e o Ministro da Justiça, em 2001 e 2002. Três anos depois voltou para São Paulo, onde foi secretário de governo da prefeitura em 2005 e 2006.
Considerado como uma pessoa próxima a José Serra, em 2010, o senador também ocupou o cargo de Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo.
Aécio também afirmou ter convidado o presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN), para ser o coordenador da sua campanha. O DEM realiza também nesta segunda-feira convenção em que será anunciada a adesão à chapa tucana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

NOTÍCIAS

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS