Buscar

O Brasil está precisando de motoristas profissionais.

O Brasil está precisando de motoristas profissionais. A escassez é reflexo das péssimas condições das rodovias e da vida dura ao volante. De acordo com um levantamento do Sindicato dos Motoristas, a cidade de Marília (SP) não foge à regra e enfrenta um déficit de profissionais. Segundo o presidente da entidade, em apenas uma das transportadoras da cidade, 30 caminhões estão parados por falta de motoristas.
Para melhorar esse panorama, o Sest/Senat vem promovendo ações, como cursos gratuitos de qualificação, de graça para colaborar com desenvolvimento de empresas como a de Marco Aurélio Lopes. Dono de uma transportadora há 25 anos, ele conhece bem as dificuldades de se encontrar motoristas capacitados.
“O transporte de cargas aqui não foge da realidade no Brasil inteiro, nós estamos com várias vagas abertas, mas não tem mão-de-obra qualificada para preenchê-las e as empresas não têm muito tempo para qualificá-los, tem que pegar o funcionário pronto”, afirma. 
Motoristas reclamam das estradas e da saudade de casa (Foto: Reprodução / TV TEM)
Motoristas reclamam das estradas e da saudade de
casa (Foto: Reprodução / TV TEM)
Quem trabalha com o transporte de cargas diz que enfrenta diversas dificuldades. Entre elas, estradas ruins e saudade da família. Por isso, cada vez menos trabalhadores se interessam por dirigir caminhões ou carretas. “A gente viaja bastante e a principal dificuldade é ficar fora de casa, se adaptar a ficar sozinho, porque a solidão é grande”, destaca o motorista Hélio Ribeiro Soares Neto.
Com base em pesquisas, o governo federal descobriu que há uma grande falta de motoristas profissionais no país. Por isso, resolveu criar os cursos de capacitação. Um deles dá ao candidato a primeira habilitação. Outro criado mais recentemente quer preparar 50 mil motoristas para mudar a categoria da carteira de habilitação e, dessa forma, poderem dirigir veículos mais pesados.
O Sest/Senat oferece os cursos de graça, mas para participar os candidatos devem preencher exigências como ter entre 21 e 45 anos e ter renda familiar de até 3 salários mínimos. “A mão-de-obra motorista está escassa no mercado e nós juntamente com o setor estamos buscando resolver esse problema da falta de trabalhadores”, explica a diretora da unidade em Marília, Vitória de Freitas.
O Sest/ Senat de Marília fica na Avenida Doutor Durval Menezes, 1901, Núcleo Habitacional Nova Marília. Informações pelo telefone (014) 3401-0202.
fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Seguidores Blog Cidade de Marília

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS