Buscar

Médico cubano em Marília


fonte: Jornal Diário de Marília

O Estado de São Paulo começou a receber um terço dos 4,3 mil profissionais da terceira fase do programa “Mais Médicos”. Isso significa a atuação em 1.304 municípios paulistas, inclusive Marília. “O Estado de São Paulo foi o que mais pediu médicos por essa programa. O envio em todo o país está sendo por etapas e até o dia 22 de abril, terça-feira, será a vez do território paulista”, explicou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. 
Na região Oeste do Estado de São Paulo, os profissionais inscritos já começaram a adaptação em vários municípios. “Inicialmente, em Marília, serão dois cubanos. Eles chegam à cidade nas próximas horas. Não haverá um atendimento direto à população. Os cubanos vão atuar em programas preventivos de promoção à Saúde juntamente com equipes de combate a Hipertensão, Diabetes, Obesidade e Sedentarismo e outras atividades”, explicou o secretário Municipal da Saúde, Luiz Takano.
Segundo ele, paralelamente, o município mantém aberto o cadastro para a contratação de 20 médicos com registro no Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) de forma imediata. “Queremos com esses profissionais melhorar imediatamente o atendimento à população”, concluiu o secretário. Segundo o ministério, de 13,3 mil profissionais para todo o Brasil, 11 mil são cubanos. Visando garantir a ampliação do atendimento à população pelo sistema, os profissionais selecionados do programa só poderão ser inseridos em novas equipes de Atenção Básica. Os estrangeiros estão sendo avaliados primeiramente nos conhecimentos de Medicina e Língua Portuguesa. O Estado de São Paulo já conta com cerca de 900 médicos atuando em 200 municípios pelo programa “Mais Médicos”. Do total, 51 são brasileiros e o restante intercambistas. O programa foi iniciado em julho de 2013 com objetivo de aperfiçoar o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS), no setor básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

NOTÍCIAS

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS