Buscar

Turismo São Paulo: Caminha São Paulo - Passos dos Jesuítas

Roteiros

Opções para todos os públicos e bolsos











Que tal reviver os passos dos jesuítas na época da colonização? Ou então, integrar lazer e conhecimento sem gastar um tostão? Essas são apenas duas das muitas opções em programas que a Secretaria de Turismo desenvolve hoje a fim de incentivar que o paulista de qualquer idade e situação econômica possa conhecer o que o Estado tem a oferecer, em roteiros que aliam lazer e cultura, entre outras atrações.
Caminha São Paulo - Passos dos Jesuítas – O programa Caminha São Paulo é o nome do conjunto de projetos executados pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para estruturar roteiros de caminhada e peregrinação por diversas regiões do Estado.
Passos dos Jesuítas – Anchieta é o primeiro deles. O caminho foi inspirado nas rotas percorridas pelos catequistas na época da colonização do Brasil, com destaque para o padre, professor, historiador e poeta José de Anchieta. São duas sugestões de rotas, envolvendo 13 cidades e 360 km no litoral do Estado. Em 14 de setembro de 2011 foi lançada a primeira etapa, de Peruíbe a Ubatuba. E em 28 de novembro, a etapa final, de Bertioga a Ubatuba.
Para participar, basta se inscrever no site www.caminhasaopaulo.com.br e retirar sua identificação eletrônica que permite a familiares e amigos acompanharem o percurso via internet por meio de totens eletrônicos instalados no percurso.
Programa Turismo do Saber – crianças de famílias do interior podem conhecer o litoral paulista e, da mesma forma, as que residem no litoral podem visitar o interior e tomar contato com o campo pela primeira vez. O Estado providencia ônibus para o transporte, lanches e hospedagem em escolas, além de material pedagógico para enriquecer a experiência.
Roda SP – O Roda SP é um projeto itinerante, que percorre diversas regiões do estado ao longo do ano acompanhando os grandes fluxos de turistas em festas, eventos e férias escolares. A frota, que inclui ônibus double-deckers no estilo das mais famosas capitais europeias, realizou suas primeiras rotas na região de Campos de Jordão, no inverno das férias de julho.
Funciona assim: o usuário compra uma passagem em forma de pulseira. Essa passagem pode ser usada por um dia inteiro (ou dois, no caso da Baixada Santista), para subir e descer nos ônibus quantas vezes o passageiro quiser. Por exemplo: o turista pode acordar em Santos, pegar um ônibus para o Guarujá, passar a manhã por lá e depois jantar em São Vicente. É uma iniciativa inédita no país, que ajuda a redistribuir as grandes concentrações de turistas pelas cidades vizinhas a grandes eventos com um produto turístico de alta qualidade e baixo custo.
Confira o cronograma de passeios no site www.turismo.sp.gov.br

Blogs

Postagens mais visitadas

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS