Buscar

SHOW ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO 2014

São Paulo – O aniversário de 460 anos da capital paulista, no próximo sábado (25), terá shows em todas as regiões da cidade, atividades infantis e esportivas. A prefeitura de São Paulo está preparando até um pancadão de funk com a participação dos MC's Menor do Chapa, Pet DaLeste e Gui na Praça Civica Ulisses Guimarães, no Parque Dom Pedro II, centro.
Ao todo, serão montados seis palcos, um em cada região da cidade, e mais dois na região central, com shows gratuitos.
No Mercado Municipal, a festa de aniversário começa amanhã (24). A partir das 20h se apresenta o grupo Na Palma da Mão e, às 22h, o Sampagode recebe a cantora e deputada estadual Leci Brandão. No sábado, o grupo Demônios da Garoa se apresenta a partir das 15h.
Na Praça da República, a festa ficará por conta de Paulinho da Viola, a partir das 17h do sábado, seguido de um baile black comandado por Os Opalas, com participação de Jair Rodrigues, Skowa, Karol Conká e Tony Tornado.
Na zona norte da cidade, o aniversário contará com shows de SNJ, MV Bill e Dexter, com palco montado na praça Campo de Bagatelle, próximo ao aeroporto Campo de Marte. As atividades começam às 11h do sábado, com apresentação do Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo.
No parque do Carmo, na zona leste, haverá discotecagem da DJ Simmone e apresentações de Rappin Hood e Jorge Aragão, entre outros artistas, também no sábado, a partir das 13h.
As zonas sul e oeste da capital terão shows no sábado e no domingo (26). Na primeira, o evento vai se concentrar no Largo Piraporinha, região do Jardim Ângela, com os dois dias de atividades se iniciando às 15h. Entre os artistas que vão se apresentar estão os rappers Emicida e Rael, o Pagode da 27 e a cantora Ellen Oléria.
O Largo da Batata, na região oeste, receberá shows dos grupos Planta&Raiz, Cachorro Grande, Inocentes e outros artistas, a partir das 14h.
A programação completa pode ser consultada na página da Secretaria Municipal de Cultura.

Aniversário infantil

Os 460 anos de São Paulo também poderão ser comemorados pelas crianças, com atividades na Praça das Artes, na avenida São João, centro da capital. As atrações vão das 9h às 18h e contam com o musical A Galinha Pintadinha, teatro, circo e oficinas de pintura, danças e brincadeiras, divididas por idade.
O Centro Cultural São Paulo, na rua Vergueiro, e o Centro Cultural da Penha, no largo do Rosário, receberão a ocupação cultural Ocupa Sampimba, com atividades lúdicas e artísticas, em que as crianças serão convidadas a recriar um ambiente que reflete nossa cidade, transformando a sucata por meio de jogos, brincadeiras, contação de histórias, música e oficinas. O acampamento acontece das 19h do dia 25 até às 12h do dia 26 de janeiro.
A programação completa também está no site da Secretaria da Cultura.

Estadual

O governo do estado também vai realizar eventos no aniversário da cidade. No parque Villa Lobos, a partir das 14h, o grupo Metá Metá se apresenta com Ná Ozzetti, Mulheres Negras, André Abujamra e Jards Macalé. Os músicos tocam clássicos da música de São Paulo, em homenagem à cidade. A zona leste da cidade receberá shows de Rashid, Kamau e Max BO, no parque Ecológico do Tietê.
MAIS

460 anos 

460 anos de São Paulo serão comemorados com muita música, arte, literatura e passeios
Entre os destaques da programação oferecida pela Secretaria de Estado da Cultura estão a retomada do programa Cultura Livre SP, no Parque Ecológico do Tietê; atividades variadas nos museus e Biblioteca de São Paulo, além de concertos gratuitos no Theatro São Pedro.

Para celebrar o aniversário de 460 anos de São Paulo no próximo dia 25/1, a Secretaria de Estado da Cultura preparou uma programação cultural imperdível para a população em diversos pontos da cidade. Música, exposições de arte, teatro, filmes e contação de história são opções de entretenimento para o feriado. Muitas das atrações são gratuitas.

Entre os destaques, está a retomada do programa Cultura Livre SP, que promove a ocupação cultural de parques e outros espaços públicos da capital. Às 14h, no Parque Ecológico do Tietê, acontecerá show com os rappers Kamau, Rashid e Max BO. Já o Parque Villa Lobos receberá, em dois horários - 14h e 16h, a banda Metá Metá que traz como convidados Mulheres Negras e Ná Ozzetti. Também haverá o encontro de Gerações com Lucas Santtana e Jards Macalé que tocarão seus sucessos, como "Sub", "Eu Vi", "Martim", "John". Todos os shows são gratuitos.

Equipamentos da Secretaria de Estado da Cultura também oferecerão programação cultural dedicada ao aniversário da cidade. No MIS (Museu da Imagem e do Som), acontecerá a 5ª edição do Conexão Cultural São Paulo com o tema “São Paulo, Terra da Garoa”, das 12h às 22h. O evento reúne exposições, intervenções, arte urbana ao vivo, música e gastronomia. Artistas e coletivos paulistanos foram convidados a criar instalações, inspirados no universo da chuva, com a proposta de criar uma experiência visual envolvente.

Além disso, o público poderá curtir muita música com os shows do Grupo TRIII (às 13h), do BOSS Tradicional JAZZ (às17h) e da Trupe Chá de Boldo (às 20h).  Além de aproveitar para degustar pratos de renomados chefs que traduzem a diversidade paulistana, entre eles o Ceviche, do Suri Ceviches; as massas do Rolando Massinha; os tacos do Obá, além de surpresas paulistanas da chef Mara Salles [Tordesilhas]; e brigadeiros e brownies do Chef Lucas Corazza. Ingresso gratuito - exceto o show Trupe Chá de Boldo, cujo ingresso é de R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).

Às 11h, o Museu da Casa Brasileira realizará apresentações acústicas em seu jardim com os grupos Cabaré Três Vinténs, Emblues Beer Band, e Mustache e os Apaches. Dedicados à música de rua, os conjuntos fundem ritmos brasileiros e internacionais a performances artísticas. O Museu de Arte Sacra também traz show com o compositor e violonista Luis Aranha, que apresentará músicas populares às 14h.

No dia 24 de janeiro, véspera do aniversário de São Paulo, a Oficina Cultural Oswald de Andrade homenageará a cidade com Antropofagia Paulistana, evento que terá uma programação especial de espetáculos, música, feira gastronômica e projeção de fotos. O projeto comemora também o dia do nascimento do escritor Oswald de Andrade, que completaria 124 anos em 11 de janeiro. Um dos destaques da programação será a exibição de São Paulo, a Symphonia da Metrópole – filme de 1929 realizado por Rudolph Rex Lustig e Adalberto Kemeny.

Haverá também uma Feirinha Gastronômica inspirada no Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade. Na tentativa de mostrar uma São Paulo que “deglute o mundo” serão oferecidos pratos brasileiros influenciados pela culinária estrangeira. Especialmente para o público infantil, a Oficina traz o espetáculo Operilda na Orquestra Amazônica. Com música ao vivo, a peça conta a história de Operilda. A feiticeira recebe uma missão de sua tia Opereta: contar para as crianças a história da música erudita no Brasil... em uma hora!.  E, sob coordenação da fotógrafa Lenise Pinheiro, a Projeção de Fotos: Oswald Passeia mostrará o resultado do Cortejo Fotográfico realizado em 2013 em vários espaços da cidade, que teve como modelo “Oswald de Andrade”, obra de Carlos Matuck.

Na Casa das Rosas acontece o tradicional evento “Sampoemas”, que celebra a grande metrópole com atrações durante todo o dia. Às 14h a atriz e contadora de história Marina Bastos apresentará por meio de brincadeiras e músicas a origem de São Paulo. Canções como: Sampa (Caetano Veloso), Samba do Arnesto e Trem das Onze (Adoniran Barbosa), Lampião de Gás (Zica Bérgami), estão no repertório. Às 16h será a vez do conjunto João Rubinato apresentando o espetáculo Jabá Sintético: as músicas de Adoniran que a rádio não toca. Fechando os shows, às 18h acontecerá o show performático: Caco Pontes & Loop B – Homenagem à Roberto Piva. Na apresentação os artistas mesclam suas linguagens, que passam por música eletrônica, percussão em instrumentos inusitados, poesia falada e ritmada, através de elementos como máquina de lavar, bujão de gás, tanque de gasolina de carro, peças de computador e brinquedos, criando diversas atmosferas sonoras e visuais.

Museu da Língua Portuguesa estenderá seu horário de funcionamento até as 20h, com diversas atividades. Às 15h, acontecerá o lançamento do livro Convite Paulistano (Editora Escrita Fina), de Sandra Lopes, que será marcado por um bate-papo com a autora sobre a relação com os espaços culturais da cidade. Já às 18h, haverá a exibição do filme A musa impassível (Marcela Lordy), cuja narrativa estimula o leitor a observar a Estação da Luz e outros pontos marcantes do bairro.  Além disso, é possível ainda visita a exposição temporária “Cazuza mostra sua cara” e a mostra “Esta Sala é Uma Piada”, que apresenta 36 obras exibidas na 40ª. Edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Já no Museu do Futebol o público poderá participar da contação de história “São Paulo de todos” que tem como princípio mostrar as tantas maneiras em que a imigração e migração formaram, e continuam formando - através de suas músicas, gastronomia, expressões e, claro, o futebol - a identidade da cidade de São Paulo e daqueles que nela vivem. A cidade e suas mil e uma faces, seus milhões de contrastes, seus tantos problemas e, ainda assim, um lugar que dá espaço a todos.

Casa Guilherme de Almeida também terá programação diferenciada. Às 14h30 será exibido documentário de Lima Barreto, produzido pela Cia. Cinematográfica Vera Cruz, por ocasião das comemorações do Quarto Centenário da cidade (de cuja comissão organizadora Guilherme de Almeida foi presidente). Após a exibição haverá debate sobre o filme com Donny Correia. Logo em seguida, às 15h30, haverá apresentação musical de Edvaldo Santana cantando seus sucessos que refletem as andanças do compositor pela cidade e suas periferias.

Já o Museu Afro Brasil leva à Oca do Parque Ibirapuera, a partir de 25/01, a exposição “Da Cartografia do Poder aos Itinerários do Saber”, em parceria com a Universidade de Coimbra. Com peças raras do acervo da centenária Faculdade de Ciências de Coimbra e de colecionadores particulares, a mostra reflete sobre a construção do conhecimento científico português em relação aos povos e territórios do além-mar, principalmente na África e no Brasil.

Paço das Artes realiza a abertura da exposição Duplo Olhar - Coleção Sérgio Carvalho e da primeira edição da Temporada de Projetos 2014, às 16h. As mostras ficam em cartaz até o dia 6 de abril com entrada gratuita. Na ocasião, haverá performance da artista Vanessa De Michelis, às 17h, e show de André Vasconcellos, às 18h.

No Theatro São Pedro, Jazz Sinfônica, Banda Sinfônica e Orquestra do Theatro São Pedro se apresentam com entrada gratuita.  Às 11h, a Banda Sinfônica do Estado, com regência de Mônica Giardini, apresentará trilhas sonoras de famosos filmes compostas por John Williams como Superman, A Lista de Schindler, ET – O Extraterrestre, The Cowboys e O Terminal.

Às 17h, a Jazz Sinfônica traz um programa voltado para a música Bossa Nova do Antonio Carlos Jobim. “Eu Sei Que Vou Te Amar” e “Garota de Ipanema”, ambas compostas em parceria com Vinicius de Moraes, estão no repertório.  Às 20h30, a Orquestra do Theatro São Pedro fecha as apresentações com temas operísticos como a consagrada abertura de “Carmen”, de Georges Bizet (1838 - 1875).

Fechando a agenda, no piso térreo da Biblioteca de São Paulo, das 14h30 às 15h30, acontecerá o programa Intervenção Literária: Cartas e carteiros em Sampa. As mensagens remetem a lembranças e memórias particulares, recheadas de poesia e prosa. A atividade será no sábado, das 14h30 às 15h30.


Biblioteca de São PauloTel.: (11) 2089-0800
Endereço: Parque da Juventude. Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo/SP
(ao lado da Estação Carandiru do Metrô)
Aberta de terça a sexta, das 9 às 21 horas. Sábados, domingos e feriados das 9 às 19 horas. Entrada franca

Casa das RosasTel.: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Endereço: Av. Paulista, 37 - Bela Vista - São Paulo-SP
Funcionamento: de terça à sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada franca

Casa Guilherme de AlmeidaTel.: (11) 3673-1883
Endereço: R. Macapá, 187 - Pacaembu - São Paulo-SP
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h. (Visitas espontâneas: quartas, sextas, sábados e domingos; visitas agendadas: terças e quintas).
Entrada Gratuita
As visitas são realizadas com grupos de 4 pessoas, devido ao fato de o espaço de circulação interno ser exíguo.

Museu de Arte SacraTel.: (11) 3326-3336
Endereço: Av. Tiradentes, 676 - Luz - São Paulo-SP
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 09h às 17h. Sábado e domingo, das 10h às 18h.
Ingressos: R$ 6 e meia-entrada. Grátis aos sábados.
Entrada gratuita para maiores de 60 anos e menores de sete anos. Professores da rede pública (com identificação) e até 4 acompanhantes.

Museu da Casa BrasileiraTel.: (11) 3032-3727 / 3032-2564
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2,705 - Jardim Paulistano - São Paulo-SP
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 e meia-entrada para estudantes e aposentados (somente dinheiro)
Entrada gratuita para crianças até 10 anos e idosos acima de 60 anos
Entrada gratuita aos domingos e feriados.

Museu do FutebolTel.: (11) 3664-3848
Endereço: Praça Charles Miller, s/nº - Estádio Paulo Machado de Carvalho - Pacaembu - São Paulo-SP
Funcionamento: R$6 e meia-entrada para estudantes com carteirinha, idosos, aposentados e professores da rede pública (estadual e municipal). Aceita cartão. Entrada gratuita às quintas-feiras

Museu da Imagem e do Som - MISTel.: (11) 2117-4777
Endereço: Av. Europa, 158 - Jardim Europa - São Paulo-SP
Funcionamento: Térreo: de terça a sábado, das 12h às 22h | domingos e feriados, das 11h às 21h / 1º e 2º andares: de terça a sábado, das 12h às 19h | domingos e feriados, das 11h às 18h.

Museu da Língua PortuguesaTel.: (11) 3326-0775
Endereço: Praça da Luz, s/nº - Luz - São Paulo-SP
Funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h
Ingressos: R$ 6 e meia-entrada (aceita cartão). Entrada gratuita para professores da rede pública com holerite e carteira de identidade; crianças até 10 anos e adultos a partir de 60 anos.
Entrada gratuita aos sábados Nas últimas terças de cada mês, o horário do Museu é estendido até às 22h. A bilheteria fecha às 21h.

Paço das ArtesTel.: (11) 3814-4832
Endereço: Av. da Universidade, I - Cidade Universitária/USP, Butantã - São Paulo
Funcionamento: de terça a sexta, das 11h30 às 19h | sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30
Visitas monitoradas: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h30

Museu Afro Brasil - Organização Social de CulturaTel.: (11) 3320-8900
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera - Portão 10
São Paulo / SP - 04094 050
Entrada gratuita
www.museuafrobrasil.org.br
O funcionamento do museu é de terça-feira a domingo, das 10 às 17hs,
Com permanência até às 18hs. Na última quinta-feira de cada mês, o horário de funcionamento será estendido até às 21hs, para atendimento noturno ao público visitante.

Oficina Cultural Oswald de AndradeTel: (11) 3222-2662/ 3221-4704
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - Cep: 01123-001 - São Paulo – SP
E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e sábado das 10h às 18h
Inscrições: Segunda a sexta das 10h às 21h30 e sábado das 10h30 às 17h30
Site: www.oficinasculturais.org.br



Fonte: Assessoria de imprensa - SEC
Data: 25/01/2014

Um comentário:

  1. Vídeo interessante sobre o aniversário de São Paulo, vale a pena conferir: http://www.youtube.com/watch?v=n7AGfP2gQLg

    ResponderExcluir

Arquivo do blog

NOTÍCIAS

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS