Buscar

‘Bola de fogo’ no céu de Marília

Postado em 25/10/2013 às 01:00

‘Bola de fogo’ cruza o céu de Marília e impressiona população

Fenômeno também foi visto em cidades a até 200 km de distância na noite da última quarta-feira

Categoria: Geral

  • DIFERENTE - Fenômeno foi registrado em várias cidades da região  - Ricardo Prado
  • VISÃO - Guilherme testemunhou a aparição  - Divulgação
DIFERENTE - Fenômeno foi registrado em várias cidades da região - Ricardo Prado
Uma ‘bola de fogo’ que cortou o céu de Marília e de outras cidades da região, como Araçatuba (180 km) e São José Rio Preto (180 km) na noite de quarta-feira (23), surpreendeu testemunhas. Quem presenciou o fenômeno, causado possivelmente por um meteoro ou lixo espacial, diz que um clarão de luz cruzou o céu, sentido oeste, desaparecendo no horizonte. A notícia teve repercussão nacional.
O agente de viagem Guilherme Bonilha, 29, afirma que por volta das 23h estava reunido com amigos em um ambiente externo, quando olhou para o céu e avistou a bola de luz.
“Estávamos sentados, quando de repente olhei para o céu e vi aquela bola, parecia um meteoro. Já tinha visto algo parecido antes, mas não nesta proporção. Era grande e ficou no céu uns cinco segundos até desaparecer no horizonte”, relata.
Em entrevista ao site de notícias G1, o professor Rodolfo Langhi, do Observatório Didático Astronômico da UNESP de Bauru, afirmou que o objeto se trata de um meteoro.
“Pelo vídeo que nos enviaram aquele fenômeno se tratava de um bólido, um meteoro com grande intensidade de brilho e fragmentação do corpo. Estes fenômenos não são muito raros no céu. São corpos rochosos provenientes do espaço e que entram na atmosfera terrestre ou restos de artefatos (satélites artificiais ou lixo espacial) afirmou.
Já o pesquisador da Inape (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais) de Araçatuba, Jorge Nery, também analisou as imagens e concluiu ser lixo espacial.
“Observamos nas imagens que aparentemente é a queda de um lixo espacial e apresenta uma cauda de fogo devido ao atrito na atmosfera. Como ele estava em uma altura elevada, chegou na atmosfera e se desintegrou. É um fenômeno comum, pois a quantidade de lixo espacial é muito grande”, comentou Nery.

Fenômeno também foi relatado em maio de 2007
Em maio de 2007, uma ‘bola de fogo’ também foi vista em Marília. Seguranças de uma faculdade no campus universitário chegaram a acionar a polícia após se assustarem com um objeto brilhante que rasgou o céu, se desfragmentou e desapareceu. Uma das testemunhas ouvidas na época disse que o objeto parecia um avião em chamas. O mesmo fenômeno foi relatado em Bauru, Rio Grande do Sul e até na Finlândia. Enquanto astrônomo amador considerava a possibilidade de um meteoro, a Força Aérea Brasileira dizia que nada havia sido constatado nos radares. Dias mais tarde, veio a confirmação: o objeto, parte do foguete russo Soyuz-U que havia sido lançado dias antes, entrou em combustão na reentrada da atmosfera terrestre, causando a impressão de ser uma bola de fogo, conforme relatos em diversas partes do país e do mundo.

‘Bola de fogo’ cruza o céu de Marília e impressiona população | Diário de Marília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

NOTÍCIAS

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS