Buscar

Pesquisar este blog

Carta a Ferreira Gullar, Fernando Veríssimo e Moacyr Scliar O Neoconcretismo de Ferreira Gullar, a influência de Fernando Verissimo e Moacyr Scliar no Imparcialismo.








Carta a Ferreira Gullar, Fernando Veríssimo e Moacyr Scliar

O Neoconcretismo de Ferreira Gullar, a influência de Fernando Verissimo e Moacyr Scliar no Imparcialismo.

O imparcialismo caminha de mão dada com o neoconcretismo, especialmente na poesia de Ferreira Gullar. Esse Movimento de poesias, cronopoemas ou cronocontos e artigos engajados na leitura da sociedade contemporânea; com uma linguagem direta, uma abordagem assimilada e atualizada ao contexto atual, é influenciada pelo neoconcretismo.

O neoconcretismo: essa poesia de denuncia, de renuncia e sem bajulação a elite e ao poder, tem sua continuidade na literatura imparcialista de engajamento social. A crítica que Ferreira Gullar faz a deformação do conceito de arte, o estilo claro, direto, objetivo, sem perder a poética, a subjetividade, a vida e a sensibilidade, faz escola e influência a poesia com função e engajamentos.

A roupagem da poesia social imparcialista tem a outra mão dada a Fernando Veríssimo e Moacyr Scliar. Os Imparcialistas encontram desses escritores a expressão correta para um tempo "em que todos possuem voz", em um tempo em que tudo pode ser moldado, justificado, teorizado, santificado e dignificado “segundo as nossas paixões” e desejos. 

O deboche, o ridículo, a piada que escondem à crítica social, o absurdo, a bestialidade, a selvageria, a desumanização passadas com coisa natural e sem assombro, a avacalhação, o irônico, o humor, o disfarce de pouca importância e a crítica indireta. Essas características que nos protegem do “apedrejamento” é usada na literatura imparcialista, disfarçando as intenções.  Esses aspectos encontradas na literatura de Veríssimo e Moacyr Scliar, não posso afirmar se intencional, é na literatura imparcialista, intencional e consciente desse malabarismo  na expressão e na construção da literatura.

José Nunes Pereira

23 – 09 – 2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

NOTÍCIAS

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS