Buscar

O papa Francisco nomeou o sacerdote Luiz Antônio Cipolini, de 51, bispo da Diocese de Marília


Papa faz primeiras nomeações de bispos brasileiros


O papa Francisco nomeou os sacerdotes José Aparecido Gonçalves de Almeida, 53, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, e Luiz Antônio Cipolini, de 51, bispo da Diocese de Marília, informou o Vaticano nesta quarta-feira (8). Estas são as duas primeiras nomeações de bispos brasileiros de seu pontificado. Em 25 de julho o papa estará no Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude, que deve reunir mais de 2,5 milhões de católicos.
Durante seu ministério pastoral foi vigário e administrador da paróquia de Santa Cruz, na cidade de Parelheiros, e pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Jardim Prudência.José Aparecido Gonçalves de Almeida, do clero da diocese de Santo Amaro, era subsecretário do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos. Ele nasceu em 1960, em Ourinhos (SP), e foi ordenado sacerdote em 1986. É doutor em Direito Canônico pela Universidade da Santa Cruz, em Roma.
Já Luiz Antônio Cipolini, do clero da diocese de São João da Boa Vista, era reitor do Instituto Diocesano de Filosofia e sucederá ao bispo Osvaldo Giuntini, que apresentou sua renúncia por motivos de idade. (Com AFP e Estadão Conteúdo)
A arquidiocese de Brasília tem superfície de 5.814 quilômetros quadrados e população de 2.246.000 pessoas, das quais 1.541.000 são católicas. Conta com 320 sacerdotes e 674 religiosos.
Cipolini nasceu em 1962, em Caconde (SP), e foi ordenado sacerdote em 1986. É formado em Teologia Moral pelo Alfonsianum, dos missionários redentoristas, em Roma.
Em seu ministério pastoral foi vigário paroquial e pároco de Nossa Senhora do Rosário, em Mogi Guaçu; pároco de Sant'Ana, em Vargem Grande do Sul; reitor do Seminário Diocesano de Teologia; e professor de Ética no Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, em São João da Boa Vista.
Desde 2006 é professor e reitor do Instituto Diocesano de Filosofia e pároco de Nossa Senhora de Fátima em São João da Boa Vista.
A diocese de Marília tem superfície de 11.958 quilômetros quadrados e população de 711 mil pessoas, das quais 568 mil são católicas. Conta com 91 sacerdotes e 163 religiosos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Seguidores Blog Cidade de Marília

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS