Buscar

Acusação contra Lula


Depoimento de Valério06/02/2013 | 20h37

Gurgel envia acusação 

contra Lula ao Ministério 

Público de Minas Gerais


Procuradoria da primeira instância irá analisar material e decidir se abre ou não investigação


O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou nesta quarta-feira ao Ministério Público Federal em Minas Gerais o depoimento no qual o empresário Marcos Valério afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia domensalão e teve contas pessoais pagas pelo esquema.
Inicialmente Gurgel tinha anunciado que a investigação seria remetida para o Ministério Público em São Paulo. No entanto, na noite de terça-feira, o procurador disse que reexaminou o caso e estava em dúvidas sobre para onde mandar. Ele concluiu que seria melhor encaminhar para Minas Gerais.
— De início, tendi, realmente, para São Paulo. Mas hoje (quarta) estava examinando a questão de Minas, onde há alguns feitos que foram desmembrados do Supremo — afirmou Gurgel.
— Quero me certificar que enviei para o local (Estado) mais adequado — completou.
Lula não foi investigado no processo do mensalão que foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no segundo semestre do ano passado. Na época das investigações, o Ministério Público tinha concluído que não havia indícios de participação do ex-presidente no esquema. No entanto, em setembro do ano passado, Marcos Valério prestou um novo depoimento no qual levantou as suspeitas contra Lula. Como o julgamento já estava em andamento, não era mais possível incluir o ex-presidente no processo que tramitava no Supremo. Enquanto exerceu o cargo de presidente da República Lula teve o direito de ser investigado e processado perante o STF. Esse benefício é conhecido como foro privilegiado. Mas, ao deixar o cargo, ele perdeu essa prerrogativa. Ou seja, os eventuais inquéritos e processos contra ele têm de tramitar perante a Justiça de primeira instância.
fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2013/02/gurgel-envia-acusacao-contra-lula-ao-ministerio-publico-de-minas-gerais-4036701.html

Blogs

Postagens mais visitadas

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS