Buscar

OFICINAS CULTURAIS - MARÍLIA - TARSILA DO AMARAL


Programação > Oficina Cultural Tarsila do Amaral

Oficina Cultural Tarsila do Amaral

Oficina Cultural Tarsila do Amaral

Coordenador: Milena Deganuti de Mello
Avenida Sampaio Vidal, 245 (Piso Superior da Biblioteca Municipal) - Centro - Cep: 17500-020 - Marília/SP
Telefone: (14) 3453-5660 / 3433-2743 | tarsiladoamaral@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 9h às 18h
Imprimir
Programação de Férias 2013

Atividades Internas

Audiovisual

WORKSHOP: DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA – TÉCNICA E PRÁTICA
Coordenação: Guilherme Gerais
18 a 22/2 – segunda a sexta-feira – 9h30 às 12h30
Inscrições: 7/1 a 15/2
Público: fotógrafos, estudantes de comunicação e demais interessados a partir de 15 anos
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas

Por meio de aulas teóricas e exercícios de gravação, o workshop tem como proposta aprofundar a compreensão da função do diretor de fotografia em uma produção cinematográfica, pela apresentação de processos técnicos e artísticos a respeito de iluminação, enquadramento, composição e operação de câmera.

Formado em Artes Visuais, Guilherme Gerais é professor de direção de fotografia no Instituto de Cinema e Vídeo Kinoarte, de Londrina. Editor de fotografia da revista “Taturana” e do fotolivro “Imaginário Cromático”. Recentemente, fotografou os curtas-metragens “Sylvia” e “O Castelo” (em 3D). 
E-mailImprimir

Audiovisual

OFICINA DE DIREÇÃO DE ATORES PARA CINEMA
Coordenação: Rodrigo Grota
18 a 22/2 – segunda a sexta-feira – 14h às 17h
Inscrições: 7/1 a 15/2
Público: profissionais de audiovisual e comunicação; atores a partir de 15 anos
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

A oficina apresenta conceitos teóricos da linguagem audiovisual, da direção e da preparação de atores para a realização cinematográfica. A parte prática proporcionará um contato com as especificidades da interpretação, composição de diálogos e criação de personagens para cinema.

Rodrigo Grota, cineasta e jornalista, dirigiu seis filmes, entre eles “Satori Uso”, “Booker Pittman” e “Haruo Ohara”, tendo conquistando mais de 50 prêmios em festivais do Brasil e do exterior. Fundador da Kinoarte e da Filmes do Leste, editor da Revista “Taturana” e coordenador das Mostras de Cinema de Londrina e Marília.
E-mailImprimir

Audiovisual

CICLO DE FILMES COMENTADOS: 3ª SEMANA DO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
Coordenação: Rodrigo Grota
19 a 22/2 – terça a sexta-feira – 19h às 22h
Indicação: 15 anos
40 lugares por sessão

Programa: 

Dia 18: Juízo (Maria Augusta Ramos, 2007, 90’)
Dia 19: Pan-Cinema Independente (Carlos Nader, 2007, 83’)
Dia 20: Rocha que Voa (Eryk Rocha, 2002, 94’)
Dia 21: Só Dez por Cento é Mentira (Pedro Cezar, 2008, 76’)

Apresentação, seguida de debate com o público, de quatro títulos recentes do cinema nacional, todos premiados em festivais nacionais e internacionais.

Rodrigo Grota, cineasta e jornalista, dirigiu seis filmes, entre eles “Satori Uso”, “Booker Pittman” e “Haruo Ohara”, tendo conquistando mais de 50 prêmios em festivais do Brasil e do exterior. Fundador da Kinoarte e da Filmes do Leste, editor da Revista “Taturana” e coordenador das Mostras de Cinema de Londrina e Marília.
E-mailImprimir

Fotografia/ Patrimônio Histórico

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA E MEMÓRIA: IDENTIDADE E HISTÓRIA DO LUGAR
Coordenação: Wilza Matos
5 a 8/2 – terça a sexta-feira – 18h30 as 21h30
Inscrições: 7/1 a 4 /2
Público: interessados a partir de 15 anos que possuam câmera fotográfica
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

O workshop visa ampliar a consciência do valor do patrimônio cultural e da necessidade de ações para preservá-lo. A partir do conhecimento da evolução de Marília através dos tempos, da análise da obra de fotógrafos que registraram a cidade e da apresentação de técnicas de fotografia documental, os participantes sairão a campo munidos de suas câmeras e de um novo olhar para com a história do lugar.

Formada em Biblioteconomia, Wilza Matos possui especialização em Novas Tecnologias da Comunicação e Documentação. Conselheira de Cultura e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico de Marília. Fotógrafa e arte-educadora com ênfase em fotografia e memória. Expôs suas fotos na mostra “E Viva Espanha”, no Memorial da América Latina.
E-mailImprimir

Gestão Cultural

WORKSHOP DE GESTÃO CULTURAL: PRODUÇÃO, GERENCIAMENTO E LEIS DE INCENTIVO
Coordenação: Neusa Fleury
27/2 – quarta-feira – 9h30 às 13h30
Inscrições: 7/1 a 25/2
Público: produtores e gestores culturais, artistas, estudantes e interessados no tema a partir de 18 anos
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas

O Workshop tem como proposta uma discussão e reflexão sobre a gestão e produção na área cultural, apresentando os mecanismos de incentivo (Lei Rouanet, ProAC e leis municipais) e fundamentos para a organização de eventos artístico-culturais, como shows, mostras e festivais.

Professora de música e gestora de cultura há mais de 15 anos, Neusa Fleury é idealizadora do Festival de Música de Ourinhos e coautora do livro “Um olhar sobre a presença japonesa em Ourinhos”, em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil.
E-mailImprimir

Literatura

PALESTRA E RECITAL DE POESIA: O INCENTIVO À LEITURA E À CRIAÇÃO POÉTICA
Coordenação: Sérgio Vaz
1/2 – sexta-feira – 18h30 as 22h30
Indicação: interessados a partir de 14 anos
70 lugares

A palestra do poeta Sérgio Vaz abordará “a poesia numa saraivada dos mais diferentes estilos literários e humanos, apreciando também uma letra de rap e provocando reflexões sobre o sistema político e econômico até os poemas de amor”. O recital de poesia será participativo e os presentes serão convidados a declamar seus poemas.

O poeta Sérgio Vaz foi considerado, pela revista “Época”, como um dos 100 brasileiros mais influentes em 2009. Fundador do Sarau da Cooperifa e autor de sete livros, foi convidado a realizar palestras no México, Inglaterra, Espanha e França. Recebeu, entre outros prêmios, o Governador do Estado (Inclusão Cultural e Destaque Cultural de 2011), o Prêmio Aprendiz da Unesco e o Hutúz (principal premiação do Hip Hop brasileiro). 
E-mailImprimir

Música

SHOW: LUCA BERNAR – CONVERSANDO COM O JAZZ
Luca Bernar
23/2 – sábado – 19h30
Indicação: livre
90 lugares (retirar convites com um dia de antecedência)

O pianista Luca Bernar propõe uma conversa musical com o público, apresentando composições próprias e releituras de clássicos da música brasileira e do jazz europeu. No acompanhamento, André Siqueira toca viola caipira, contrabaixo, violão e bandolim. 

Nascido na Itália, Luca Bernar tem formação fundamentalmente jazzística. Lançou dois álbuns, “Mi Fai Ridere” e “Voci di Isole”, e apresentou-se em seu país em diversos festivais de música instrumental. Faz parte do quarteto Jazzbuticaba Ensemble e do Duo Luas (com André Siqueira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Seguidores Blog Cidade de Marília

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS