Buscar

PREFEITO DE SÃO PAULO - AMPLIA VAGAS EM CRECHES


KASSAB AMPLIA VAGAS, MAS HÁ AINDA 145 MIL CRIANÇAS NA FILA DA CRECHE

Apesar do aumento das matrículas, deficit cresceu 64% na atual gestão, segundo dados da prefeitura

Fonte: Folha de S.Paulo (SP)

A fila da Creche cresceu 64% na gestão Gilberto Kassab (PSD). Passou de 88.218 crianças, em junho de 2007, para 145.221, no mês passado, segundo a Secretaria Municipal da Educação. O número de matrículas também aumentou: 164%. De 78.474 para 207.605, no mesmo período.
A criação de vagas, porém, não foi suficiente para que o prefeito cumprisse uma de suas principais promessas: zerar a fila da Creche. 
Total de matrículas cresce desde 2005, afirma secretaria
A Secretaria Municipal da Educação afirmou, em nota, que o número de matrículas tem crescido desde 2005. Já foram criadas 147.605 vagas em Creches, disse. 

Segundo a pasta, 48% da população de zero a quatro anos da cidade hoje é atendida. A secretaria afirmou que "trabalha constantemente para atender às novas necessidades da cidade" e que é "natural" que a procura pelo serviço "cresça ao longo do ano". 
Prefeituras apelam para creche particular
Pressionadas pela Justiça para abrir vagas na rede infantil de Ensino, prefeituras paulistas têm apelado até para a rede particular. 

A alternativa é bancar Alunos em Creches privadas -em algumas cidades, o modelo é chamado de bolsa-Creche. Mesmo pagando por vagas, porém, as filas de espera não zeram, principalmente para as Creches que atendem menores de três anos.
Medida privatiza a educação, afirma docente
Comprar vaga em Creches particulares é uma medida paliativa e emergencial e não resolve o deficit na rede infantil, acumulado há anos por sucessivos prefeitos, de acordo com especialistas ouvidos pela Folha.

"É uma prática que não aprovo. A princípio já é ruim a compra de vaga. É uma privatização da Educação", disse a Professora da USP de Ribeirão Preto Ana Paula Soares da Silva.
O Grupo Folha não autoriza a publicação na íntegra do conteúdo produzido pelo jornal Folha de S.Paulo

Blogs

Postagens mais visitadas

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA

HORÁRIOS DE ÔNIBUS - MARÍLIA
ÔNIBUS